#

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

Entender o que é o prontuário eletrônico do paciente é um passo fundamental para digitalizar a sua clínica de saúde ou o seu hospital. Afinal, é fato que os avanços tecnológicos estão promovendo profundas mudanças no campo da saúde e em diversos âmbitos de nossas vidas. 

Por isso, aproveitar essas mudanças é essencial para modernizarmos o nosso atendimento e viabilizarmos algo mais humano, otimizado e organizado.

Pensando nisso, neste conteúdo você encontrará tudo o que precisa para entender o que é um prontuário eletrônico, como funciona, para que serve e quais são os seus devidos benefícios. Acompanhe e fique por dentro!

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

O prontuário eletrônico do paciente nada mais é do que um tipo de ferramenta tecnológica que contém as informações e o histórico de saúde de um paciente. Porém, além de ser algo impresso e guardado em pastas, este documento é eletrônico, ou seja, digital, o que permite o armazenamento em memórias em nuvem e impede que haja perdas e danos desses documentos.

Nele é possível encontrar uma série de informações importantes sobre o paciente, tudo dentro de uma plataforma de telemedicina ou um software hospitalar. Assim, é possível se deparar com:

  • Anotações médicas;
  • Prescrições;
  • Exames;
  • Dados pessoais;
  • Imagens;
  • Fatos médicos;
  • Histórico de internação e tratamento;
  • Entre muitas outras informações importantes.

É um documento capaz de contar uma verdadeira "história" sobre o paciente. Só que ao invés de ser físico e ocupar espaço no hospital ou na clínica, ele é virtual, acessível, seguro, otimizado e muito mais organizado.

Para que serve o prontuário eletrônico?

O intuito do prontuário eletrônico do paciente é, justamente, tornar o dia a dia mais fácil em estabelecimentos de saúde. Afinal, será muito mais simples armazenar, atualizar, catalogar e encontrar informações importantes sobre os pacientes.

Antes, os documentos impressos iriam requerer uma organização muito maior. Além disso, o tempo investido para encontrar um prontuário físico poderia ser maior. Com as opções eletrônicas, basta uma pesquisa pelo nome da pessoa que o sistema já apresenta todas as informações sobre aquele paciente.

Graças a ele, os dados do paciente estão mais seguros, e todos os profissionais poderão ter acesso se for necessário. Ou seja, não precisarão recorrer a outro setor para saber mais sobre o prontuário do paciente, mas sim, se tiverem autorização, poderão ter acesso às informações facilmente.

Como funciona o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico do paciente não funciona, na prática, de uma forma muito distinta da já conhecida. Afinal, os profissionais da saúde deverão preencher as informações do paciente, sempre que for pertinente, por meio de um computador com o software adequado instalado.

Assim, o prontuário contará com informações desde o nascimento até o óbito do indivíduo. Cada nova internação, atendimento, tratamento ou quaisquer outras anotações serão incluídas ali, no decorrer da vida do indivíduo.

Além disso, todos esses dados poderão ser apresentados para o próprio paciente ou seu representante legal, caso estes venham a solicitar. Afinal, trata-se de um histórico de saúde completo, que pode ajudar na hora de iniciar um novo tratamento, tomar uma decisão com relação à saúde ou até receber algum tipo de suporte governamental (como estar à frente em uma fila de vacinação de pessoas com comorbidades).

Por conter todas as informações do paciente, o prontuário eletrônico, uma vez que é mais acessível que o tradicional, pode promover muito mais segurança e bem-estar para o paciente. 

Até porque, imagine um cenário onde uma pessoa alérgica a determinado remédio está inconsciente e sem prontuário: O médico pode administrar o medicamento e causar ainda mais efeitos negativos no indivíduo. Por isso, ter acesso ao prontuário virtual pode ser tão interessante. 

Vantagens dos prontuários eletrônicos

Até aqui você já pôde entender o que é o prontuário eletrônico do paciente e pode compreender muitas informações importantes sobre ele. Agora é hora de saber quais são todas as vantagens oferecidas por esse tipo de tecnologia. Acompanhe:

  1. Redução do consumo de papel e cuidado com o meio ambiente: O fato de não haver mais a necessidade de imprimir e armazenar tantos papéis é algo que economiza espaço e ainda reduz custos na sua clínica ou hospital. Mas, para além disso, essa redução é capaz de causar um impacto positivo em nosso meio ambiente, com um consumo menor de papel.
  2. Facilitação no acesso às informações do paciente: Agora, o que antes levava um tempo para ser encontrado, pode ser acessado em apenas alguns cliques, rapidamente.
  3. Segurança dos dados dos pacientes: Imagine armazenar todos os documentos impressos e, porventura, acontece uma enchente, alguma sala tem problema com fogo ou simplesmente a umidade manche tudo o que está escrito? Pois é… Com os prontuários eletrônicos os dados dos pacientes estão sempre a salvo.

Viu só como os prontuários digitais podem ser um bom investimento? Para saber como implementar essa facilidade na sua clínica, acesse http://www.stgsaude.com.br/.

0 Comentários sobre esta postagem

Deixe um comentário