#

Software clínica: O que é? Para que serve?

Com os avanços da tecnologia a todo vapor, um software clínica pode ser uma excelente pedida para a sua empresa no ramo da saúde.

Afinal, tudo o que mais queremos, nos dias atuais, é oferecer um atendimento qualificado para os nossos clientes e pacientes, não é mesmo? Mas sabemos que, fazendo isso manualmente, nem sempre atingimos o êxito querido.

Portanto, neste texto vamos lhe apresentar fatores e informações importantes sobre os softwares médicos. O intuito é fazer com que você encontre, nessa possibilidade, uma alternativa para tornar a sua clínica ainda mais organizada. Acompanhe e entenda!

O que é um software clínica?

Um software para clínica nada mais é do que uma plataforma voltada para a organização e gestão da sua clínica. 

Por meio dele é possível:

  • Organizar prontuários eletrônicos.
  • Oferecer agendamento online.
  • Fazer controle de caixa.
  • Fazer o controle financeiro da sua clínica.
  • Oferecer prescrição médica.
  • Entre outras funcionalidades.

Com os avanços tecnológicos, vemos que a internet tem promovido muitos benefícios para os mais diversos campos de atuação. E é claro que a área clínica não ficaria de fora disso.

Por isso, um software pode ser uma peça-chave na organização e diminuição de burocracias de uma clínica, além de ser uma forma de aproximar os pacientes distantes de uma maneira mais rápida, organizada e efetiva.

No fim, todo mundo sai ganhando: a clínica, com uma gestão mais qualificada; e os pacientes, com um atendimento mais rápido e uma disponibilidade de serviços mais atrativa.

Para que serve um software clínica?

Um software para clínicas pode apresentar uma série de funcionalidades. Todas elas são pensadas a partir de uma peça primordial: a otimização de tempo.

Afinal, sabemos que em meio à correria do dia a dia pode ser difícil manter um fluxo de atendimentos, agendamentos e prontuários, que seja equilibrado e sem gaps.

Mas com o suporte da tecnologia, essas tarefas acontecem de uma maneira muito mais fácil e interessante. 

Sendo assim, se fôssemos listar as principais funcionalidades de um software desse tipo, teríamos os pontos abaixo:

  • Agendamentos facilitados: Que impede que o seu paciente tenha que ficar aguardando pelo atendimento telefônico, ou pelo retorno, na hora de agendar uma consulta importante.
  • Prontuários eletrônicos: Que garantem muito mais organização e diminuem as chances de perda e dano nesses documentos tão importantes. Além disso, eles ficam muito mais acessíveis aos profissionais da saúde.
  • Controle financeiro e de estoque: Que viabiliza um cuidado a mais com os insumos delicados, além de auxiliar no controle de todos os investimentos que acontecem no dia a dia da sua clínica.
  • Sala de espera para atendimento: Que diminui a insatisfação do paciente.
  • Entre muitas outras funcionalidades como controle de caixa; faturamento; prescrição médica; etc.

Em suma, podemos dizer que um software para clínica serve, justamente, para organizar as mais diversas demandas do dia a dia. Por meio dele é possível ter um controle acessível, ágil e muito inteligente, que reduz erros e aumenta a qualidade do atendimento da sua clínica.

Vantagens e desvantagens de um software para clínicas 

Antes de tomarmos qualquer decisão importante, devemos sempre pensar nos prós e contras, certo?

Por isso, resolvemos listar algumas vantagens e desvantagens dos softwares médicos e clínicos. Veja abaixo e, a partir disso, tenha subsídios para tomar uma decisão mais assertiva para o seu estabelecimento de saúde:

Desvantagens do software para clínicas

  • Alguns profissionais podem, em um primeiro momento, ter dificuldades para lidar com o software, embora isso possa ser resolvido com um rápido treinamento.
  • É necessário a implementação de dispositivos tecnológicos na clínica, embora acreditamos que isso já aconteça no seu estabelecimento.

Vantagens dos softwares médicos

  • Agilidade e humanização nos atendimentos. Afinal, os seus pacientes não terão que esperar uma "eternidade" para receber uma resposta da sua clínica. Mas sim, terão a tecnologia ao favor deles, promovendo uma experiência qualificada.
  • Organização da agenda de atendimento, que oferece menos riscos de erros ou sobrecarga de atendimentos em determinadas situações. Isso, inclusive, desencadeia mais qualidade de vida para os profissionais da clínica.
  • Organização e controle de caixa e finanças, diminuindo os erros e aumentando a qualidade dos dados armazenados. Logo, é possível usar todas essas métricas para traçar planos consistentes para aumentar o desenvolvimento do seu negócio.
  • Documentos ficam mais seguros e acessíveis aos profissionais da saúde, diminuindo as chances de perdas e extravios. Logo, todos os processos recebem uma maior segurança e otimização de tempo.

 

E você, é a favor dessa tecnologia no ambiente de trabalho? O que achou do software clínica? 

Lembre-se de que aqui na STG você pode encontrar um software alinhado às suas necessidades, e que viabiliza maiores otimizações e organizações no seu ambiente de trabalho.

Conte com a nossa equipe para encontrar a melhor solução para você! Qualquer dúvida estamos à disposição!

0 Comentários sobre esta postagem

Deixe um comentário