#

Qual a importância dos softwares hospitalares?

A importância dos softwares hospitalares não se envolve apenas com a adesão às tecnologias que estão em constante desenvolvimento. Embora esse seja um ponto importante, existem outros motivos pelos quais um sistema informatizado para hospital se faz necessário nos dias de hoje.

E é justamente sobre esses motivos que discutimos no decorrer deste texto. Para saber mais sobre eles, continue nos acompanhando.

Qual a importância dos softwares hospitalares?

A importância dos softwares hospitalares perpassam questões humanas e tecnológicas. Envolvem-se, até mesmo, com o bem-estar e a segurança da equipe médica.

Por isso que cada vez mais os sistemas informatizados estão sendo incluídos na área da saúde. 

Veja, agora, quais são os principais motivos que farão com que você cogite a possibilidade de incluir um software qualificado em seu hospital:

1- Todo mundo se beneficia - tanto colaboradores, quanto os pacientes

Os benefícios perpassam o dia a dia dos colaboradores e também o atendimento dos pacientes. Por meio de um software hospitalar é possível melhorar o atendimento, agilizar processos, diminuir a carga de trabalhos burocráticos e aumentar a qualidade de vida do colaborador e do paciente.

2- Agiliza processos com o banco de dados dos pacientes

Sabe aqueles dados que precisam ser procurados e encontrados quando o paciente chega ao hospital? Pois bem! Com um banco de dados na nuvem tudo isso se torna muito mais ágil e fácil de ser executado, diminuindo a espera dos pacientes e melhorando a experiência dos mesmos.

3- Mantém a organização de materiais sensíveis

Um hospital possui uma série de materiais sensíveis que necessitam de um cuidado adequado para que não percam a sua funcionalidade. A nível de exemplo, temos as bolsas de sangue e os medicamentos de alto custo.

Para conseguir manter tudo dentro dos conformes é preciso de um acompanhamento efetivo desses insumos, certo? E é aqui que, mais uma vez, nos deparamos com a importância dos softwares hospitalares!

Por meio deles é possível monitorar datas de validade, qualidade da refrigeração, período de chegada de materiais e pedido de novos insumos. Tudo na ponta dos dedos, através de um computador.

4- Diminui os ruídos de comunicação

Quantas vezes o ruído de comunicação pode aparecer quando uma informação é passada "de boca em boca" ou "de mão em mão"? Agora, quantas vezes o seu hospital teve de lidar com prejuízos por conta disso? Pois é!

A importância dos softwares hospitalares também se envolve com uma diminuição dos ruídos de comunicação. Com um sistema qualificado e alinhado às necessidades da corporação, tende-se a diminuir dados errôneos que são passados de colaborador para colaborador.

Além disso, cada pessoa tem acesso às informações diretamente no seu computador, graças aos dados armazenados em nuvem, o que elimina a necessidade de sempre questionar um ao outro para saber uma informação importante.

5- Otimiza o tempo e consequentemente reduz custos

Seguindo o gancho do que foi dito acima, ao permitir que os colaboradores acessem informações diretamente em um banco de dados, o tempo é consequentemente mais otimizado.

Em paralelo a isso, há ainda a redução de custos proveniente da otimização desse tempo.

Hoje, um colaborador pode estar com o seu tempo escasso devido à papelada que precisa ser organizada manualmente, todos os dias. Amanhã, com um sistema qualificado implementado, ele poderá usar esse tempo para outras atividades igualmente importantes, mas que muitas vezes são deixadas de lado apenas por não haver um tempo hábil para a sua execução.

Logo, a mão de obra fica mais bem distribuída e até mesmo a conclusão de tarefas passa a acontecer de forma mais equilibrada e harmoniosa, diminuindo gaps que podem aparecer por conta da sobrecarga de um trabalho mal distribuído.

6- Cessa erros humanos em operações

Quantas vezes a temida sobrecarga de serviços provoca erros humanos durante a execução de tarefas? Afinal, são tantos dados e informações que precisam ser alinhadas que, em um momento ou outro, alguma coisa pode dar errado, concorda?

Agora, se você utilizar um software hospitalar alinhado às suas necessidades, automaticamente diminuirá os erros em diversos tipos de operações, especialmente aquelas que consideram questões de dados e números.

Afinal, nosso cérebro está sujeito ao cansaço de uma rotina corrida, por isso é tão importante apostar em sistemas que inibam esses erros e que não tenham "nada orgânico" para atrapalhar.

7- Prontuários eletrônicos são mais organizados e acessíveis

Quanto tempo é perdido procurando um prontuário impresso em uma gama de possibilidades? Pois é… A importância dos softwares hospitalares também se envolve com a informatização dos prontuários, tornando-os mais acessíveis e fáceis de serem encontrados.

Em apenas alguns cliques é possível acessar informações sobre todos os pacientes, podendo atendê-los de uma maneira mais alinhada às necessidades dele e garantindo que tudo esteja dentro dos conformes durante o atendimento.

 

E você ainda tem dúvidas quanto à importância dos softwares hospitalares? Então é só entrar em contato conosco! Sabemos que você, assim como nós, preza pelo atendimento qualificado, não é mesmo? Então dê esse passo para desenvolver o seu hospital e digitalizar processos importantíssimos!

0 Comentários sobre esta postagem

Deixe um comentário