Você ainda tem dúvidas se usa um prontuário eletrônico ou prontuário de papel? Não sabe qual a melhor opção para a sua clínica ou hospital? Então fique tranquilo!
Pois neste conteúdo vamos tirar essa sua dúvida de uma vez por todas! Isso porque elencamos os pontos positivos e negativos de cada um dos dois. Acompanhe este texto até o fim para saber mais!
Prontuário eletrônico ou prontuário de papel: Qual usar?
Antes de decidir se você adere ao prontuário eletrônico ou prontuário de papel, vamos analisar os pontos fortes e fracos de cada um.
Assim você poderá avaliar como funciona o dia a dia na sua clínica ou hospital, tomando uma decisão mais assertiva.
Afinal, não é todo mundo que tem benefícios com o prontuário de papel e vice-versa, não é mesmo? Então vamos lá!
Vantagens e desvantagens do prontuário de papel
O prontuário de papel, sem dúvidas, é o mais conhecido de todos. Por meio dele os profissionais de saúde podem preencher todas as informações de seus pacientes, de maneira relativamente rápida.
Uma vantagem é que esse tipo de prontuário não requer treinamento prévio da equipe. Ou seja, é possível que qualquer profissional da saúde o preencha sem grandes dificuldades, devido à experiência com o documento.
Além disso, há quem acredite que um prontuário impresso tende a ser mais seguro. Isso porque caso haja algum problema na plataforma, pode-se perder o documento digital. Mas, vale ressaltarmos que isso é praticamente impossível, pois os documentos ficam armazenados em nuvem, o que impede o apagamento. Contudo, há quem ainda torce o nariz para a tecnologia.
Em terceiro lugar, quando pensamos nas vantagens dos prontuários de papel também podemos citar a falta de necessidade de mudança. Não que isso seja, de fato, uma vantagem, mas para algumas pessoas a ideia de mudança pode ser negativa. Mesmo quando a mudança é positiva - cabe a você avaliar esse ponto.
Vamos, agora, às desvantagens do prontuário de papel:
- Pode ser extraviado.
- Inelegibilidade pela escrita à mão.
- Gastos com papel, tinta de impressora ou empresa terceirizada responsável pela impressão.
- Dificuldade para acessar o prontuário, tendo em vista de que ele não está acessível no computador, mas sim, tem que ser procurado fisicamente.
- Necessidade de repetir um mesmo exame, caso o prontuário seja extraviado.
- Impossibilidade de acesso remoto, fazendo com que o acesso ao prontuário seja algo muito burocrático e truncado.
- Impacto ambiental negativo, uma vez que é necessário consumir muito mais matéria prima para desenvolver os prontuários impressos.
Vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico, na prática, funciona da mesma forma que o prontuário de papel. A diferença está no fato de que ele não é impresso. Mas sim, o seu preenchimento e armazenamento se fazem em um software de gestão hospitalar.
Assim, ele pode ser facilmente acessado remotamente. Além disso, não ocupa espaço, não polui e diminui os custos com impressão.
Da mesma forma, garante uma maior segurança dos pacientes, tendo em vista que a escrita digital não deixa margem para dificuldade de leitura e más interpretações.
O prontuário eletrônico também melhora o acesso de toda a equipe. Enquanto que o impresso requer aquela procura acirrada para encontrar o documento, o eletrônico pode ser acessado por todo e qualquer computador que esteja habilitado com a plataforma.
Isso garante, inclusive, muito mais segurança para a documentação dos pacientes. Afinal, enquanto material impresso pode ser extraviado ou pode sofrer danos por conta do tempo, o material digital se mantém intacto com o passar dos anos.
Desse modo, todos os dados do paciente são acessíveis, bem cuidados e duradouros.
Todo mundo sai ganhando com a inclusão do prontuário eletrônico. Afinal, por meio do sistema a atendente poderá encaminhar o prontuário do paciente para o médico, sem deixar a recepção sozinha, por exemplo.
Além de que mais profissionais podem acessar o mesmo prontuário ao mesmo tempo.
E tudo isso com apenas alguns cliques!
Porém, se você ainda quer saber quais são as desvantagens do prontuário eletrônico, veja:
- Necessidade de treinar a equipe, para que todos possam saber usar e mexer no programa.
- Os custos de implementação do sistema podem ser um problema para algumas pessoas.
- A adesão e a mudança na cultura da empresa pode ser um pouco complicada, embora não seja impossível.
Qual devo usar? O prontuário eletrônico ou prontuário de papel?
Como é notável, o prontuário eletrônico tem muito mais vantagens e menos desvantagens, quando comparado ao prontuário impresso.
Porém, na hora de escolher entre prontuário eletrônico ou prontuário de papel é muito importante que você mesmo coloque tudo na balança.
Lembre-se de sempre levar em consideração o longo prazo, e não apenas o que acontece no hoje. Assim é possível avaliar o que pode ser mais seguro, interessante e prático para a sua clínica.
Caso ainda tenha dúvidas ou deseje saber mais sobre o prontuário eletrônico, acesse http://www.stgsaude.com.br/ e fique por dentro de tudo!
0 Comentários sobre esta postagem